A economia e os feriados em 2017

/, Destaques/A economia e os feriados em 2017

A economia e os feriados em 2017

luisTodo ano a mídia é infestada por comentários fortes sobre o impacto econômico dos feriados no Brasil. Uns dizem que o prejuízo será superior a R$ 10 bilhões no comércio. Outros apregoam que, na já debilitada indústria, as perdas superariam R$ 66 bilhões. São estimativas sujeitas a erros, sem dúvida, mas divulgadas por federações e confederações da indústria e comércio que merecem uma razoável credibilidade.

O que pouca gente fala é sobre o esperado aumento na receita de serviços em geral, especialmente turismo e entretenimento, bem como em toda a cadeia produtiva que gravita em torno desses setores. O mais provável é que ocorrerão perdas em alguns setores de atividade econômica e ganhos em outras. Levando em conta que comércio e serviços respondem por quase 70% do PIB nacional, no meu entendimento, o resultado final deverá situar-se próximo a zero, não devendo ser motivo de preocupação da sociedade.

Preocupante, no entanto, é identificar a motivação dos que amplificam as consequências dos feriados que, excepcionalmente em 2017, deverão ser prolongados por serem colados ao final de semana ou por estimularem que dias intermediários sejam imprensados. Ora, a realidade comprova que o Brasil não tem mais feriados que a maioria das nações, principalmente as mais desenvolvidas, razão pela qual não devemos aceitar essa pecha de que os brasileiros não gostam de trabalhar. O fato é que os brasileiros trabalham igualmente ou mais que na maioria das grandes economias.

Um ano em que o calendário proporciona uma quantidade maior de feriados prolongados deveria ser encarado pelas oportunidades que proporciona e não por eventuais perdas que acarrete. Algumas empresas, mais planejadas, por exemplo, fazem um calendário anual dos feriados e já compensam os dias imprensados, de forma a não perder horas produtivas, minimizando as possíveis perdas.
Luís Eduardo Barros
lefbarros@gmail.com
Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-Ce)

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2017/01/07/noticiasjornalopiniao,3678438/a-economia-e-os-feriados-em-2017.shtml

2017-10-24T03:33:59+00:00 janeiro 10th, 2017|Categories: Artigos, Destaques|
X