Raul dos Santos: “A importância de fazer parte de uma entidade de classe”

/, Destaques/Raul dos Santos: “A importância de fazer parte de uma entidade de classe”

Raul dos Santos: “A importância de fazer parte de uma entidade de classe”

WhatsApp Image 2017-03-23 at 06.46.15Uma entidade de classe, em especial a que não tem fins lucrativos, ocupa importante papel na conscientização e na responsabilidade entre seus filiados, a sociedade e demais entes públicos e privados. Por meio de suas ações, ocorrem estímulos ao processo de liderança, defesa de questões sociais, valorização profissional e ética.

O modus vivendis moderno nos convida cada vez mais à individualidade, na qual mais e mais pessoas são levadas a viver para si, denotando ser um ato diferenciado e de empreendedorismo assumir cargos diretivos associativos, que, pelo trabalho voluntário, contribuem para manter viva a solidariedade profissional.

Em razão da complexidade do Estado, a sociedade civil tem demandado cada vez mais soluções nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, por meio das entidades de classe. O fortalecimento destas entidades é fundamental para darmos um salto qualitativo nas relações empresariais envolvendo entes públicos e privados.

Estamos atravessando um período de grandes desafios, no qual um dos objetivos será o resgate dos valores morais, sem deixar a competitividade e a concorrência de lado. A entidade de classe aparece neste contexto como um canal de luta por melhorias em direção à construção de uma sociedade melhor e com mais qualidade de vida.

A estrutura das entidades integra representantes de diversos segmentos produtivos. Dedicar-se a uma dupla jornada de trabalho pode ser exaustivo, mas a médio e longo prazo traz benefícios. O estímulo à liderança, conhecer algo novo, aproximação com a sociedade em geral, networking e saída da zona de conforto são alguns dos pontos relevantes que norteiam os filiados.

Executivos, profissionais liberais e empresários têm a obrigação de devolver à sociedade um pouco do acervo construído ao longo de suas carreiras, sem que para isso tenham de ser remunerados. O exemplo do tempo investido em algo não remunerado irá incentivar outros pares a fazer o mesmo, gerando um ganho em escala e bem-estar social para todos.

 

Raul dos Santos
raul@ibefce.org.br
Presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE)

 

Fonte: http://www.opovo.com.br/jornal/opiniao/2017/07/raul-dos-santos-a-importancia-de-fazer-parte-de-uma-entidade-de-clas.html

 

2017-10-24T03:33:58+00:00 julho 12th, 2017|Categories: Artigos, Destaques|
X