Raul dos Santos: “A importância do economista para a sociedade”

/, Destaques/Raul dos Santos: “A importância do economista para a sociedade”

Raul dos Santos: “A importância do economista para a sociedade”

RaulO economista é um dos profissionais que mais trabalham visando ao bem-estar das pessoas e da sociedade. Nesta semana, mais precisamente no dia 13, comemoramos o dia do economista, profissional com vasto campo de atuação, podendo se fazer presente empreendendo pessoalmente, na iniciativa privada ou pública. A atividade do economista está diretamente ligada à construção de modelos econômicos que permitam o desenvolvimento em escala ampla, beneficiando toda a sociedade.

Aos jovens que estão prestes a escolher essa profissão, é de fundamental importância o conhecimento das possibilidades de atuação do economista. Para citar alguns exemplos, teríamos o desenvolvimento de soluções que permitam a exploração do meio ambiente de forma sustentável, auxiliar o setor público na confecção de políticas econômicas, apresentar soluções para empresas em dificuldades, fazer previsões econômicas, cuidar de cálculos econômicos, planejar aplicações financeiras e elaborar perspectivas e cenários macro/micro econômicos.

O economista é um grande observador da sociedade e de suas mutações ao longo da história. A existência de sociedades democráticas é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos economistas na medida em que o acesso às informações é amplo e possível, permitindo mais eficiência no planejamento, na criação e na implementação da teoria econômica.

Devemos lembrar que a economia é uma ciência social ancorada na forma de vida e ação dos diversos agentes econômicos. O bom economista deverá permear seu conhecimento social com as ciências exatas, em especial a matemática e a física. É papel do economista promover as escolhas, diante dos custos de oportunidade, face à escassez dos recursos de produção limitado pelo orçamento.

Estamos atravessando tempos difíceis em nosso país, em que a saída poderá ser mais facilmente apresentada à sociedade por profissionais de economia desvinculados da política, que por vezes quer apenas a criação de um ambiente favorável à perpetuação no poder.

Raul dos Santos
raul@ibefce.org.br
Presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef Ceará)

 

 

Fonte: http://mobile.opovo.com.br/jornal/opiniao/2017/08/raul-dos-santos-a-importancia-do-economista-para-a-sociedade.html

2017-10-24T03:33:58+00:00 agosto 14th, 2017|Categories: Artigos, Destaques|
X