Gestão Governamental no Ceará é tema de livro lançado pelo IBEF

O IBEF Ceará promoveu, com apoio da BSPAR Incorporações, do Hapvida Saúde e da Dias Branco Participações, o lançamento do livro “Gestão Governamental no Ceará (1979-2014)”, de autoria dos economistas José Nelson Bessa Maia e Demartone Coelho Botelho. O livro aborda questões voltadas à crise de 1986 relacionada ao ajuste fiscal e a reforma do Estado. O evento ocorreu no lounge da BSPAR, localizado no Shopping Iguatemi.

De acordo com o presidente do Ibef Ceará, Raul Santos, a ação é um marco de aproximação do Instituto com a realidade que estamos vivendo, em especial pelo descontrole das contas públicas, em vários estados. “O IBEF vai trazer o tema para debate, a fim de esclarecer as dúvidas da população sobre o assunto”, complementa Raul dos Santos.

Para um dos autores do livro, Demartone Botelho, um ponto importante da obra é o ajuste fiscal realizado pelo governo Tasso Jereissati. “Apesar do governo do Estado ter as contas equilibradas, o PIB do Ceará continua em 2% faz anos. O que sai em alguns veículos de comunicação é que o PIB do Ceará cresceu mais do que o do Brasil, mas não é verdade, já que o Ceará sempre se mantém anualmente nos 2%. É preciso que haja novas estratégias e políticas de qualificação de mão de obra, porque sem essa reformulação continuaremos com o PIB estagnado”, ressalta.

Estiveram presentes no evento o secretário de planejamento, Maia Júnior; o secretário de assuntos internacionais, Antonio Balhmann, e os ex-secretários do Governo, Pedro Sisnando, Mônica Clark, Lúcio Bonfim, Alan Aguiar e Cláudio Marinho; e o atual secretário de finanças de Sobral, Ricardo Teixeira. “O evento foi bem prestigiado, gostei muito. Já conhecia o Nelson há muito tempo e acho importante ter uma obra que discuta sobre a gestão governamental do Ceará, por isso creio que o IBEF deve continuar prestigiando e incentivando a criação dessas obras que são essenciais para a sociedade”, disse Ricardo Teixeira.

Os interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com o autor, Demartone Coelho, por meio do número 85 99636.1215.

 

 

2017-06-26T16:26:06+00:00